Clínica de Reabilitação Zanatta

Conhecer outros Serviços...

Fisioterapia
Uro-Ginecológica

A incontinência urinária (IU) é uma disfunção que acomete milhões de pessoas de todas as idades, afetando a qualidade de suas vidas.

Estima-se que mais da metade das mulheres entre 45 e 65 anos apresentam algum tipo de incontinência urinaria e embora seja mais frequente entre elas afeta também os homens. Apesar de sua alta frequência é um assunto pouco discutido, até mesmo nas consultas médicas devido a vergonha ou a ideia de que é algo inevitável do envelhecimento. Mas que muitos desconhecem é que sempre há uma condição médica subjacente que se identificada e tratada corretamente solucionará o problema da incontinência.

Incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Varia de um pequeno escape ocasional até a completa incapacidade de conter a urina. Pode ser precedida de alerta ou não, ser consciente ou inconsciente como durante o sono.

As mulheres adultas têm mais chances de desenvolverem incontinência urinária do que os homens adultos devido a anatomia do trato urinário feminino e do estresse causado pela gravidez, parto e menopausa. Apesar disso, os homens podem apresentar incontinência urinária com resultado de problemas de próstata, e ambos, podem se tornar incontinentes devido a lesões neurológicas, defeitos congênitos, acidente vascular encefálico, esclerose múltipla e problemas físicos associados com a idade.

A reabilitação fisioterapêutica tem importante potencial no tratamento, objetivando fortalecer os músculos do assoalho pélvico prevenindo o surgimento de futura incontinência, ou mesmo, do prolapso uterino: cistocele(queda da bexiga), uretrocele (queda da uretra), retocele (queda do reto) e enterocele (descida da vagina fazendo a cair, inchar ou ficar saliente). A fisioterapia pode intervir no pré e pós-operatório intensificando os resultados cirúrgicos obtidos e melhorar a qualidade psicológica inclusive a autoestima e a qualidade de vida desses pacientes.

RECURSOS QUE PODEM SER UTILIZADOS SÃO:

CINESIOTERAPIA: Tratamento através de exercícios para aumento da força e elasticidade muscular. Durante o exercício o músculo é capaz de contrair repetidamente, gerando uma tensão e sustentação muscular fazendo com que a musculatura fortaleça.

CONES VAGINAIS: São pesos graduados de forma e volumes diferentes, que aumentam a força dos músculos do períneo.

ELETROESTIMULAÇÃO: Através de correntes elétricas, são realizadas contrações repetidas dos músculos do períneo. A intensidade e ajustada individualmente e os estímulos são delicados e tolerados pelas pacientes para fortalecer as estruturas envolvidas.

BIOFEEDBACK: Este método pode ser utilizado para tratar tanto a incontinência de esforço quanto a urgência miccional. A maioria dos equipamentos existentes possui um sensor eletrônico que registra atividade dos músculos pélvicos, para monitorar sua atividade e informar se a musculatura esta relaxada.